Revista Latina

Call for papers
Secção Especial Monográfica de RLCS dedicada a:
bmx


INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DESAFIOS NA TV PÚBLICA EUROPEIA NO JORNALISMO MÓVEL


Coordenação:

Miguel Túñez, Universidad de Santiago de Compostela;
Valentín Alejandro Martínez, Universidad de Coruña;
José Rúas Araujo, Universidad de Vigo;
e Francisco Campos, Universidad de Santiago.

Publicação na RLCS. Para a avaliação e seleção dos textos para sua publicação na Revista Latina de Comunicación Social, todas as propostas remetias deverão seguir as normas editoriais e as pautas de confidencialidade de qualquer artigo enviado à Revista. Nos casos de serem aprovados para publicação, deverão cumprir os requisitos de maquetagem/paginação, registo de investigação e envio dos formulários gerais e o vídeo correspondente (em castelhano e em inglês) de apresentação, pelos seus autores.
[http://www.revistalatinacs.org/normasdepublicacion.htm]


Publicação do livro: Os melhores artigos serão publicados na revista e alguns dos não selecionados para este espaço monográfico da RLCS poderão ser escolhidos para a sua publicação, por concordância dos seus autores, em 2018, num livro da coleção Cuadernos Artesanos, editado pela Sociedade Latina de Comunicação Social (La Laguna, Tenerife, Canary Islands).


Avaliação dos textos: A avaliação dos textos irá realizar-se em sistema de pares cegos por revisores da Revista Latina de Comunicación Social e da Rede Internacional de Investigação de Gestão da Comunicação. O processo será gerido pelos coordenadores da convocatória.

A lista de todos revisores será pública a partir do momento em que todos os artigos deste especial monográfico tenham sido publicadoEnvio dos originais e datas de publicação:  Irão aceitar-se originais entre os dias 01 de junho e 31 de outubro de 2017.

A publicação será efetuada a partir de janeiro de 2018.


CHAMADA DE ARTIGOS


A inovação é uma das principais preocupações estratégicas da gestão das empresas públicas e privadas dos meios de comunicação, como consequência do caráter disruptivo provocado pela introdução das novas tecnologias, modelos de negócio alternativos, sistemas de distribuição abertos, mudanças nos costumes culturais e diferentes formas de acesso dos usuários. Essa preocupação passa também para a academia e para a investigação com o objetivo de encontrar transferência de aplicações bem como de estudar o impacto das suas repercussões sociais. Por esse motivo, a Rede Internacional de Investigação de Gestão da Comunicação (REDES 2016 GI-1641 XESCOM ED341D R2016/019, apoiada pela Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria de Galicia), que coordena o Grupo de Investigación de Novos Medios da Universidade de Santiago de Compostela, faz uma convocatória pública de investigações sobre INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO. DESAFIOS NA TV PÚBLICA EUROPEIA NO JORNALISMO MÓVEL, respondendo às atividades dos projetos de I+D do Programa Estatal de Fomento de la Investigación Científica y Técnica de Excelencia, subprograma estatal de Generación de Conocimiento do Ministerio de Economía y Competitividad de España sobre “Indicadores de gobernanza, financiación, rendición de cuentas, innovación, calidad y servicio público de las RTV europeas aplicables a España en el contexto digital” (referencia CSO2015-66543-P) e “Usos y preferencias informativas en el nuevo mapa de medios en España: Modelos de periodismo para dispositivos móviles” (referencia CSO2015-64662-C4-4-R).

Os indicadores temáticos para o envio de artigos para avaliação são:

    • O serviço audiovisual público europeu face ao novo ecossistema digital
    • Gestão da inovação dos serviços audiovisuais das radiotelevisões públicas europeias
    • A inovação aplicada aos sistemas de governação, financiamento e/ou prestação de contas dos meios audiovisuais públicos europeus
    • Criatividade e inovação nas programações, emissões, redes sociais, realidade aumentada, narrativas transmedia e difusão dos conteúdos informativos, de entretenimento e outros serviços aplicados nos Media audiovisuais públicos europeus.
    • Indicadores da qualidade e sistemas de avaliação do impacto social do serviço audiovisual público
    • Análise das tipologias dos cibermedia jornalísticos
    • Interatividade, hipertextualidade e multimedialidade nos cibermedia jornalísticos
    • Comunicação móvel e jornalismo móvel
    • Narrativas para dispositivos móveis
    • Usos e consumos informativos desde dispositivos móveis

    III Simpósio de Latina, em Santiago
    No segundo semestre de 2018 irá celebrar-se na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela o III Simpósio de Latina, INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO. DESAFIOS NA TV PÚBLICA EUROPEIA E NO JORNALISMO MÓVEL, com mesas de debate e comunicações abertas em torno dos temas desta convocatória pública de investigação, para a apresentação do projeto do livro dos Cuadernos Artesanos sobre “Inovação na TV pública europeia e no jornalismo móvel”.

    O comité organizador do III Simpósio de Latina será integrado pelos coordenadores do especial monográfico da Latina (Miguel Túñez, Universidade de Santiago de Compostela; Valentín Alejandro Martínez, Universidade de Coruña; José Rúas Araujo, Universidade de Vigo; y Francisco Campos, Universidade de Santiago), pelos professores

    - Rosario de Mateo (Universidad Autónoma de Barcelona),

    - Manuel Pinto (Universidad de Minho, Portugal),

    - Barbara Mazza (Universitá di Roma La Sapienza, Italia),

    - Xosé López García (Universidad de Santiago de Compostela),

    - Ana Gabriela Nogueira (Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal) e o diretor da

    Revista Latina de Comunicación Social, José Manuel de Pablos (Universidad de La Laguna).